Dúvidas Frequentes

O QUE SÃO CALÇADOS DE SEGURANÇA E O QUE OS DIFERE DOS CALÇADOS NORMAIS?

O Calçado de Segurança é um EPI (Equipamento de Proteção Individual), devidamente atestado pelo Ministério do Trabalho através de emissão de Certificado de Aprovação, de uso obrigatório que deve ser utilizado sempre que o trabalhador estiver em seu local de trabalho. Sua principal função é manter os pés do trabalhador protegidos de qualquer perigo externo, como objetos cortantes, pregos, chão escorregadio, queda de objetos, entre outros. Os Calçados de Segurança, também conhecidos como Botas de Segurança, Botinas de Segurança ou Sapatos de Segurança são muito utilizados na construção civil, em cozinhas industriais, indústrias químicas, montadoras, metalúrgicas, fábricas em geral e todo tipo de ambiente de trabalho que ofereça algum risco de lesão e acidente para os pés do trabalhador. A grande diferença com relação aos calçados convencionais é que no caso do calçado de segurança alguns requisitos são exigidos perante normativa para aprovação em laudo técnico pelos laboratórios credenciados e posteriormente a emissão do C.A. pelo Ministério do Trabalho. Outra característica em calçados de segurança são os acessórios opcionais como biqueira, palmilha antiperfuro, solado funcional, entre outras características que não são encontradas em calçados convencionais.

O QUE SIGNIFICA C.A.?

Todo EPI, seja ele nacional ou importado, antes de ser comercializado deve-se adquirir seus respectivos Certificados de Aprovação (C.A.). O Certificado de Aprovação é um documento no qual o próprio Ministério do Trabalho atesta determinado produto para uso profissional. Nsse documento consta um código onde é possível verificar entre outras coisas a validade do C.A. Sem o Certificado de Aprovação um produto não é considerado item de proteção individual.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CALÇADOS OCUPACIONAIS, DE PROTEÇÃO E DE SEGURANÇA?

Existem 3 tipos de calçados que podem ser utilizados como EPI. São eles: Ocupacional: São calçados feitos para uso em atividades que não exponha o trabalhador a riscos eminentes como setores administrativos, limpeza leve, entre outros. Geralmente os calçados ocupacionais são equipados com biqueira plástica fina com resistência baixa e não devem ser utilizados em setores que podem comprometer a integridade física do usuário. A Estival fabrica calçados ocupacionais. Segurança: São calçados produzidos com o intuito de proteger o trabalhador de eventuais perigos como queda de objetos no pé ou agentes cortantes. São usados em vários segmentos principalmente industrias e construção civil. Eles são equipados com biqueiras que supertam 200 joules, sejam elas de aço ou composite. Proteção: Calçados de proteção possuem a mesma característica dos calçados de segurança, porém a proteção das biqueiras é de apenas 100 joules, ou seja metade do exigido para calçados de segurança. Poucos fabricantes confeccionam esse tipo de calçado. A Estival não fabrica calçados de proteção.

O QUE É PALMILHA ANTIPERFURO?

A Palmilha Antiperfuro pode ser componente adicional nos calçados Estival que suportam sua aplicação. É uma palmilha não metálica com resistência à perfuração e rasgamento. Esse produto é desenvolvido com fibras de metaaramida, o mesmo material dos coletes à prova de balas. Essa palmilha evita acidentes causados por pregos ou outros objetos cortantes e/ou perfurantes, além de proporcionar grande conforto ao usuário por ser macia e extremamente flexível. Nos ensaios elas devem resistir a perfuração de um objeto perfurante com força de até 1.100 newtons, ou seja, 100 quilos, conforme a norma ABNT NBR ISO 20345.

QUAIS AS VANTAGENS DO SISTEMA DRY-E?

Os calçados da linha Hybrid são feitos em tecido com tecnologia Dry-E, que além de resistência, permite a rápida dispersão de calor do interior do calçado para manter a temperatura ideal evitando assim suor durante o trabalho.

QUAIS BIQUEIRAS PRESENTES NOS CALÇADOS ESTIVAL?

A biqueira de aço é sem dúvida a mais conhecida do mercado. Porém, existem outros materiais na fabricação desse acessório indispensável, alguns tão resistentes quanto. São eles:

- Biqueira de PVC: Presente em calçados para uso ocupacional, a biqueira de PVC é feita em plástico de espessura frágil apenas para conformação. Esse tipo de biqueira não é usada em calçados de segurança, somente nos ocupacionais.

- Biqueira termoplástica. Assim como a biqueira feita em PCV, a termoplástica também não oferece resistência contra queda de objetos, sendo usada apenas em calçados ocupacionais.

- Biqueira de Composite: Feita em material plástico de alta resistência, a biqueira composite é usada nos calçados de segurança para proteger os pés contra queda de objetos. Segundo a norma, elas devem suportar 200 joules de pressão, assim como a biqueira de aço (a Estival não utiliza biqueira de aço na produção dos seus calçados).

Outros materiais nos quais são fabricadas biqueiras:

- Biqueira de alumínio

- Biqueira de fibra de vidro

QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA MICROFIBRA MICRO-E?

A Estival foi pioneira na produção de calçados em microfibra no Brasil, fabricando para grandes marcas como Uvex, Audi, Ferrari, Maserati, BMW, Mercedes Bens, entre outras. A microfibra Micro-E oferece:

- Maior durabilidade. Calçados confeccionados em microfibra duram em média 3x mais.

- Sustentável. Material ecológico feito a partir de fibras naturais livre de substâncias tóxicas.

- Resistência. Material mais resistente que o couro em abrasão e rasgamento.

- A microfibra oferece alta resistência em contato com óleos e combustíveis.

- 35% mais leve que o couro e extremamente flexível.

- Os microporos da microfibra permitem que o calçado consiga dissipar o calor dos pés.

- Calçados feitos em microfibra são mais fáceis de limpar e seu desgaste é menor.

- Tratamento hidrofugado no qual dificulta a entrada de líquidos.

- Produtos químicos. Material resistente a vários produtos químicos.

A MICROFIBRA É INDICADA PARA TRABALHOS QUE ENVOLVAM ALTAS CALORIAS?

Não. Nesse caso o mais indicado são calçados fabricados em couro.

COMO IDENTIFICAR CALÇADOS ANTIESTÁTICOS (ESD)?

Eles possuem o símbolo característico redondo na cor amarela escrito ESD

COMO IDENTIFICAR CALÇADOS ELETRICISTAS?

Eles possuem o símbolo característico em formato triangular geralmente na parte externa da língua do calçado.

CUIDADO COM OS PÉS

Os pés são uma parte do corpo que, devido as inúmeras tarefas do dia-a-dia, nem sempre nos lembramos de cuidar como deveríamos. Quando isso acontece, o resultado pode ser visto e sentido: pele grossa, ressecamento, descamação, formação de calos, frieiras, micoses, formação de odores e, em casos mais graves, rachaduras e até sangramentos. Seque e areje seus calçados após usá-los, deixando-os por pelo menos duas horas em local aberto e ventilado. Previna-se! Se você transpira muito nos pés, use produtos como pó-pédico, antisséptico, para evitar proliferação de fungos, e desodorantes próprios. Há várias opções disponíveis no mercado.

DEVO USAR O NÚMERO CORRETO OU NUMERAÇÃO A MAIS?

Não. Use sempre calçados com sua numeração correta. Usar numerações maiores ou menores pode causar desconforto ou lesões nos pés.

DEVO USAR NUMERAÇÃO A MAIS DEVIDO O COMPOSITE?

Não. Os calçados Estival possuem características anatômicas ideais para os pés do usuário, sendo assim mesmo que tenha biqueira composite deve-se usar a numeração normal.

A MICROFIBRA É A PROVA D’ÁGUA?

Não. A microfibra Micro-E possui tratamento natural hidrofugado, o que o faz resistir a entrada de líquidos, porém não é a prova d’água.

COMO CONSERVAR MEU CALÇADO DE SEGURANÇA?

Para conservar e aumentar a vida útil do seu calçado, alguns cuidados devem ser tomados como:

- DEIXE SEU CALÇADO AREJAR Sempre que chegar do trabalho deixe seu calçado em local seco para arejar. Isso ajuda a evitar proliferação de miro0organismos e mau cheiro. Lembre-se de não deixar a meia dentro do calçado.

-ALTERNE O USO Para maior vida útil do calçado recomendamos que não utilizar todos os dias o mesmo calçado. O ideal é que o trabalhador tenha 2 pares e alterne o uso entre eles. Se não for possível, alterne o uso das palmilhas de conforto.

-DEIXE SEU CALÇADO SECAR NATURALMENTE Caso seu calçado molhe por algum motivo, deixe-o secar em local seco e arejado. Evite seca-lo na máquina ou ao sol.

-DICAS DE LIMPEZA PARA CALÇADOS EM COURO Para evitar ressecamento, mau cheiro e proliferação de micro-organismos, os calçados feitos em couro não devem ser lavados diretamente. Use pano úmido e limpo para higieniza-lo uma vez por semana. Se possível utilize graxas e pomadas para manutenção periódica do calçado.

-DICAS DE LIMPEZA PARA CALÇADOS EM MICROFIBRA Calçados feitos em microfibra podem ser lavados com água e detergente neutro. Porém, o indicado seja higienizado com escova de cerdas macias ou pano úmido para não perder a elasticidade, maciez e resistência. Não seque o calçado próximo a fontes de calor como fogões, caldeiras ou ao sol.

-NUNCA TIRE O CALÇADO PISANDO NA PARTE TRASEIRA Quando for retirar o calçado dos pés use sempre as mãos. Nunca pise na parte traseira, isso pode danificar peças internas e ocasionar lesões.

QUAL A FUNÇÃO DO CALÇADO ANTIESTÁTICO (ESD)?

Os calçados ESD (Antiestático/dissipativo e condutivo) são voltados para atividades que necessitam de descarga de energia eletrostática. Para empresas que manuseiam equipamentos eletrônicos sensíveis como microchips e outros componentes é extremamente importante o controle de descarga eletrostática humana para não danifica-los. Nesse caso é aconselhável o calçado Antiestático/Dissipativo. Para empresas que trabalham com risco de explosão e incêndio como laboratórios, postos de gasolina, indústrias químicas, silos, entre outros é indispensável o uso de equipamentos ESD. Nesse caso é aconselhável o calçado Condutivo. Para maiores informações entre em contato com nossa equipe técnica.

QUAL A FUNÇÃO DO CALÇADO ELETRICISTA?

A Estival fábrica calçados voltados para eletricista que trabalham diretamente com a instalação e manutenção de redes elétricas. Além de proteger as mãos com luvas revestidas de borracha e a cabeça com uso de capacetes, o profissional não pode se esquecer dos membros inferiores, utilizando sempre botinas de segurança para uso eletricista.

Os calçados para eletricista da Estival são classe I (500V em ambiente seco) e visam evitar ferimentos na região dos pés, com sistema de isolamento contra choques elétricos. Ao utilizar as botinas de segurança, o eletricista aumenta a resistência contra a passagem de corrente elétrica, caso entre em contato com um circuito energizado.

O QUE O SOLADO ESTIVAL PODE ME OFERECER?

O solado Ergonomic e Hybrid da Estival foram projetados a partir de pesquisas na área da, biomecânicas e possuem o mais avançado sistema de ergonomia e alta performance do mercado. Ele é feito em PU (poliuretano) bidendidade injetado diretamente no cabedal, o que permite a combinação perfeita entre durabilidade e conforto no mesmo produto.

Entre suas principais características destacamos sua leveza, seus pontos de rotação que ajudam a evitar torções no joelho e tornozelo, canais de escoamento que dispersam líquidos que o usuário pise ocasionalmente, área de encaixe para trabalhos em escadas e andaimes, entre outros.

TODOS OS PRODUTOS DA LOJA ESTIVAL POSSUEM CERTIFICADO DE APROVAÇÃO?

Todos os produtos voltados a segurança do trabalho e que necessitam de C.A. (Certificado de Aprovação), sim. Produtos que não exigem certificação como palmilhas, cadarços, meias, cremes, etc não o possuem.

O QUE A FORRAÇÃO AEROSPACER TEM DE ESPECIAL?

Presente em alguns calçados da linha premium da Estival, a forração especial AeroSpacer 3D consiste em uma tecnologia utilizada nos melhores calçados de alta performance.

Ela contribui para conforto, absorção da umidade ocasionada pelo suor e controle de microclima no interior do calçado evitando o aquecimento e desconforto dos pés.

QUAL O PRAZO DE GARANTIA DO CALÇADO?

Segundo o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor, os produtos duráveis tem a garantia contra defeitos de fabricação pelo período de 90 (noventa) dias, o qual começa a contar a partir da entrega do produto ao consumidor, ou seja, assim que o consumidor recebe o produto ele tem o prazo de 90 (noventa) dias para reclamar sobre a existência de qualquer defeito de fabricação existente no calçado após o uso.

OS CALÇADOS POSSUEM PROTETOR DE METATARSO?

Somente o modelo WO1009.

COMO EVITAR A HIDRÓLISE DO SOLADO?

Não deixe o calçado muito tempo guardado em local fechado ou com umidade. A melhor forma de evitar a hidrolise é utilizando o calçado com frequência.

CALÇADOS DA LINHA ADVENTURE PODEM SER USADOS PARA TRABALHOS PESADOS?

Não. Os calçados adventure são feitos para serem usados em atividades de lazer e recreação. Para atividades profissionais pesadas recomendamos a linha Work, Energy, Hybrid e Air Power.

COMO SABER MINHA NUMERAÇÃO DE CALÇADO CORRETA?

Basta acessar nossa página Guia de Tamanhos clicando aqui

O TECIDO DA LINHA HYBRID É RESISTENTE?

Sim. A linha Hybrid é fabricada com as mais avançadas matérias-primas do mercado, incluindo seu tecido de alta performance.

COMO FUNCIONA A TECNOLOGIA WATERPROOF?

A tecnologia Waterproof, presente em alguns modelos Estival, proporciona proteção contra entrada de líquidos no interior do calçado através de uma camada feita em membrana especial.

Ela impede a entrada de água, porém permite a saída de ar para que não ocorra aquecimento excessivo nos pés. Lembrando que isso não torna o calçado totalmente impermeável.

CONSIGO RASTREAR MINHA COMPRA?

Sim. As informações mais atualizadas sobre sua Compra e a situação de entrega de sua compra estão disponíveis em Meus pedidos. Além disso, você será notificado do andamento do seu pedido pelo e-mail cadastrado.

QUAL A EMPRESA RESPONSÁVEL PELA ENTREGA DA MINHA COMPRA?

Nosso sistema analisa as melhores opções em logística e custo-benefício para entregar sua mercadoria. Selecionamos e apresentamos no processo de sua compra as transportadoras ideais e seus respectivos valores.

POSSO ADICIONAR OUTRO PRODUTO A COMPRA QUE FIZ?

Não, após finalizada, a Compra não poderá ser alterada. Para adquirir outro produto, você deverá iniciar uma nova Compra.

NÃO RECEBI TODOS OS ITENS DA MINHA COMPRA. O QUE FAÇO?

Entre em contato com o nosso SAC Loja Estival pelo telefone (16) 3721-4817 ou pelos outros meios de atendimento disponibilizados.

POSSO EFETUAR UMA COMPRA NO SITE COM CNJP?

Sim. Para maiores informações entre em contato com o nosso SAC Loja Estival pelo telefone (16) 3721-4817 ou pelos outros meios de atendimento disponibilizados.

COMO FAÇO PARA CONFIRMAR A DISPONIBILIDADE DE UM PRODUTO NO SITE?

Ao acessar o produto desejado, nosso sistema de controle de estoque exibe a quantidade e a numeração do calçado, sendo possível saber nesse exato momento sua disponibilidade.

POSSO FAZER MIHA COMPRA NO SITE E RETIRAR O PRODUTO NA LOJA FÍSICA?

Sim. Ao efetuar uma Compra pelo site, você terá a opção de retirar em nosso centro de distribuição localizado em Franca-SP.

QUALQUER PESSOA PODE RECEBER O PRODUTO QUE COMPREI?

Sim. Bastando apenas a pessoa responsável pelo recebimento assinar o documento de entrega da transportadora.

EXISTE UM VALOR MÍNIMO DE PEDIDO?

Não

A LOJA ESTIVAL FAZ ENTREGA PARCIAL?

Não, a entrega será integral de acordo com o pedido realizado.

POSSO ALTERAR O ENDEREÇO DE ENTREGA?

Sim, mas somente antes de concluir a Compra no site. Após finalizada, a Compra não pode mais ser alterada.

Em caso de dúvida, informações entre em contato com o nosso SAC Loja Estival pelo telefone (16) 3721-4817 ou pelos outros meios de atendimento disponibilizados.

COMO É CALCULADO O FRETE PARA MEU PEDIDO?

O valor do frete é calculado automaticamente, a partir dos produtos selecionados e do CEP da entrega do Cliente. A informação do valor do frete já calculado para determinado endereço e determinados produtos aparece para o cliente no momento de finalização da Compra no site.

EU CONSIGO MANDAR UMA PARTE DA COMPRA PARA UM ENDEREÇO E OUTRA PARTE PARA OUTRO?

Não. Todos os produtos adquiridos em determinada Compra serão entregues conjuntamente, no mesmo endereço. Para enviar produtos para dois endereços diferentes, será necessário realizar duas Compras diferentes, em momentos distintivos.

POSSO INCLUIR OU EXCLUIR PRODUTOS DO CARRINHO DE COMPRAS?

Sim, mas apenas antes da finalização da compra no site. Para incluir, basta clicar no mais e, para excluir, na lixeira.

POSSO RETOMAR UM CARRINHO DE COMPRAS?

Sim, desde que os produtos nele indicados ainda estejam disponíveis em estoque, será possível recuperar o carrinho de compras e finalizar a Compra.

QUAIS OS MEIOS DE PAGAMENTOS DISPONÍVEIS?

No momento, o site aceita pagamento por boleto bancário e cartões de crédito e pix.

QUAL PROCEDIMENTO SE HOUVER PAGAMENTO EM DUPLICIDAE?

Você pode entrar em contato com o SAC Loja Estival pelo telefone (16) 3721-4817 ou pelos outros meios de atendimento disponibilizados.

Neste contato, você poderá solicitar o cancelamento do pagamento duplicado. Após análise, a Loja Estival requererá à operadora do cartão que faça o estorno e caso tenha sido por outro meio serão tomadas as medidas cabíveis.

E SE MEU PAGAMENTO NÃO FOR APROVADO?

Você será notificado em até 48 horas e deverá inserir outro meio de pagamento. Caso contrário, a compra no site será cancelada.

QUAL O PRAZO DE APROVAÇÃO DA COMPRA?

O prazo é de até 48 horas

POSSO ALTERAR O CARTÃO DEPOIS DA FINALIZAÇÃO DA COMPRA?

Não será possível este procedimento.

COMO SOLICITO A SEGUNDA VIA DO DANFE (DOCUMENTO AUXILIAR DA NOTA FISCAL)?

Basta entrar em contato com o SAC Loja Estival pelo telefone (16) 3721-4817 ou pelos outros meios de atendimento disponibilizados.

COMO SOLICITAR A SEGUNDA VIA DA NOTA FISCAL?

Basta entrar em contato com o SAC Loja Estival pelo telefone (16) 3721-4817 ou pelos outros meios de atendimento disponibilizados.

É POSSÍVEL ENCOMENDAR UM PRODUTO QUE NÃO ESTEJA A VENDA?

Não.

COMO TROCAR UM PRODUTO?

Para trocar um produto adquirido no site, entre em contato com o SAC Loja Estival pelo telefone (16) 3721-4817 ou pelos outros meios de atendimento disponibilizados. Para mais informações, acesse nossa Política de Trocas e Devoluções.

E SE O PRODUTO NÃO ESTIVER MAIS DISPONIVEL NO ESTOQUE?

Providenciaremos o cancelamento da Compra e o estorno do pagamento, nos termos de nossa Política de Trocas e Devoluções.

COMO DEVOLVER UM PRODUTO COM DEFEITO, ARREPENDIMENTO OU DESISTENCIA?

Para fazer a devolução de um produto, basta entrar em contato para obter um código de postagem para que você possa entregar o produto em uma agência dos Correios.

Caso haja qualquer dúvida, entre em contato com o o SAC Loja Estival pelo telefone (16) 3721-4817 ou pelos outros meios de contato disponíveis.

O procedimento será o mesmo para devolução de produtos com defeito e para devolução por arrependimento ou desistência. Nesses casos, o prazo será de, no máximo, 7 (sete) dias. Para mais informações, consulte nossa Política de Trocas e Devoluções.

E SOBRE O RESSARCMENTO DE VALORES DE PEDIDOS CANCELADOS?

O ressarcimento será feito por meio de pedido de estorno do valor cobrado perante a administradora de cartão de crédito.

APÓS O PERÍODO DE TROCA E DEVOLUÇÃO, SE O PRODUTO ESTIVER COM DEFEITO O QUE DEVO FAZER?

Caso tenha algum problema, entre em contato com o SAC Loja Estival pelo telefone (16) 3721-4817 ou pelos outros meios de atendimento disponibilizados.

EM QUE SITUAÇÃO MEU PEDIDO PODE SER CANCELADO?

Normalmente quando não há liberação do crédito por parte da administradora do cartão. Em caso de dúvidas, consulte o SAC Loja Estival pelo telefone (16) 3721-4817 ou pelos outros meios de atendimento disponibilizados.

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